SEMANA COMENIUSvCOMENIUS 1997/2000vCOMENIUS 2000/2003
OUTROS PROJECTOS EUROPEUS

O Sistema Educativo deve ser organizado de forma a contribuir para a defesa da identidade nacional e para o reforço da fidelidade à matriz histórica de Portugal através da conscien-cialização relativa ao património cultural do povo português, no quadro da tradição universalista europeia e da crescente interdependência e necessária solidariedade entre todos os povos do Mundo.

Artº3º,a) da Lei de Bases do Sist. Educat. (Lei nº 46/86)

Decorre de 24 a 30 de Novembro a Semana Comenius, promovida pela Comissão Europeia e pelas Agências Nacionais SÓCRATES/ COMENIUS a fim de desenvolver a Dimensão Europeia e a noção de identidade comum, não só a nível das escolas , mas também a nível dos pais/familiares e comunidades locais.

Na linha da Lei de Bases do Sistema Educativo Português, a missão da escola será assim promover a tomada de consciência da aproximação dos Povos e Estados e a reorganização das suas relações numa perspectiva comunitária.

É preciso criar nas novas gerações o sentido de que pertencem à Europa e fazer sentir que em muitos domínios da vida as decisões não serão exclusivamente nacionais.

Assim, é preciso conhecer alguns aspectos como a diversidade do espaço europeu, as correntes históricas determinantes da Europa , além dos valores como a aproximação dos povos, a abolição de preconceitos, a defesa do património natural e cultural comuns a esta comunidade.

Numa resposta a estas questões nasceram os Clubes Europeus e os Programas SÓCRATES entre os quais se destaca o programa COMENIUS que contempla os projectos europeus para as escolas básicas e secundárias da União Europeia.

 

ESTA ESCOLA tendo iniciado as relações internacionais há 15 anos, desde 1991 mantém um Clube Europeu e desde 1994 que desenvolve a Dimensão Europeia na Educação, tendo participado (e ainda participa) em diversos projectos europeus:

  • Intercâmbio e mobilidade de professores, em 1994, com o 6º Ginásio de Kalamaria (profª Theodora Markou e prof. José João Teixeira)

  • Projecto COMENIUS, de 1997 a 2000, com escolas da Irlanda do Norte, Grécia e Alemanha cujo tema se intitulava “O que vamos respirar, comer e beber amanhã”.

  • Projecto de Mobilidade Grego, com as escolas gregas do 1º Ginásio de Kalamaria e 1º Ginásio de Samos, cujos temas de trabalho foram “As viagens dos Grande Navegadores” e a “Emigração”.

  • Projecto de mobilidade com a Galiza, com o “Instituto de Ensino Secundário Valentim Paz Andrade” de Vigo.

  • Um 2º Projecto COMENIUS com o tema “A integração de alunos no curriculo normal através da Música e da Arte” tendo-se iniciado em 2000/01 e que deverá decorrer até Julho de 2003. As escolas parceiras deste projecto são, além da nossa, da Escócia, Noruega, Finlândia, Grécia e Galiza.

Prof. José João

 

Comenius 1997 / 2000

Este projecto teve a participação (além da nossa escola) de escolas de Kilrea (Irlanda do Norte), Kalamaria (Grécia), e Furstenwalde (zona de Berlim – Alemanha).

O tema intitulava-se “O que vamos respirar, comer e beber amanhã”. Era, na base, o estudo e a pesquisa das condições do Ar nas zonas das escolas parceiras, das condições da Água de consumo e do estudo e comparação de um cabaz de compras essenciais para a alimentação dos alunos dos países parceiros.

Tivemos uma primeira reunião na Irlanda do Norte onde nos puseram a par dos problemas que ainda hoje ensombram as relações entre católicos (Irlandeses) a protestantes (Britânicos). Ao longo dos três anos visitamos a Alemanha onde a visita ao Muro de Berlim foi enriquecedora, Dublin (em festa de S.Patrício) e Salónica (Grécia), com 3000 anos de história.

No final fizemos em comum um dossier e um CD com os trabalhos desenvolvidos, mas conhecer novas realidades nos países parceiros foi o melhor e nos fez mais europeus.

 

 

A integração de crianças com necessidades especiais no curriculo normal através da música e da arte.

Comenius 2000 / 2003

Na sequência da participação do prof. Davide num encontro europeu de directores de escolas em Veneza, foi proposto este novo projecto ao qual aderimos juntamente com escolas de Pori (Finlândia), Väler (Noruega), Kalamaria (Grécia), Vigo (Galiza ) e de Fife (Escócia) como escola coordenadora. Tivemos duas reuniões preparatórias, uma em Rio Tinto e outra em Pori.

No primeiro ano o objectivo era a aprendizagem de uma dança de cada país parceiro, o que foi conseguido por nós na reunião de avaliação realizada na nossa escola em Junho 2001. Neste ano e no próximo teremos como missão apresentar um conto tradicional de cada país através do desenho e do teatro. Participaram e dinamizaram os trabalhos professores e alunos e este ano vão dois à Finlândia.

A amizade entre os professores das escolas portuguesa e galega traduz-se num trabalho frutuoso

Outros PROJECTOS EUROPEUS

De salientar o projecto Grego por iniciativa do prof. Nikos Stabolidis e que tinha por tema o Colonialismo e a Emigração. Os profs. José João, Fina d’Armada e Inês Silva elaboraram um trabalho sobre os Descobrimentos que foi apresentado em Samos.

No 2ºano fez-se outro trabalho sobre a Emigração Portuguesa apresentado em Salónica.

Com a escola de Vigo (IES Valentim Paz Andrade) e por iniciativa do prof. Santiago, participamos noutro projecto de mobilidade tendo alunos e profs. galegos visitado Rio Tinto e o Porto, por uma semana, em Dezembro - 2000.