Escola E.B. 2-3 de Rio Tinto – Portugal

A Folha

Suporte informativo do Clube Europeu e do Projecto COMENIUS

DEZEMBRO
2001


SUMÁRIO:

A Semana Comenius na escola: mais um contributo para a sensibilização da cidadania europeia. Como os alunos europeus das nossas escolas parceiras vivem o Natal. Mensagem de Natal para todos os nossos parceiros e Homens bons do Mundo. Uma simples homenagem ao padroeiro da Escócia

Semana Comenius na escola

prof. José João

Estava previsto para as 11.00 h. da manhã do dia 27 de Novembro uma largada de balões fornecidos pela Agencia nacional Sócrates a fim de nos associarmos à festa do Programa Socratres / Comenius , divulgando as mensagens dos alunos sobre a cidadania Europeia.
Aconteceu, porém, que devido à greve da Função Pública a escola fechou e esta actividade já prevista e preparada teve que ser adiada para o dia 29. Assim, os alunos das turmas que participam no projecto Comenius reuniram-se no intervalo maior e deitaram os balões que levavam as suas mensagens. Paralelamente foram distribuídos na escola jornais A FOLHA de Novembro que tratava este assunto e divulgava à comunidade educativa (pais e encarregados de educação incluídos) as actividades que esta escola tem desenvolvido e participado ao longo de vários anos para promoção da Dimensão Europeia na Educação e a consciencialização da nossa identidade europeia e nacional que se enriquecem e complementam.

Santo André, padroeiro da Escócia


Very popular in Europe, Saint Andrews is the saint patron of Scotland. Our homage to our Scotch friends. Their flag has the St. Andrews cross.

Nossa homenagem a este apóstolo de Cristo e à Escócia que o elegeu como seu padroeiro. A sua festa é no dia 30 de Novembro. Irmão de S.Pedro, aparece no Evangelho preocupado em alimentar os que seguiam Cristo, indicando ao Mestre cinco pães e dois peixes que alguém trazia para se alimentar. Assim, todos comeram e ficaram satisfeito (Jo.6,8). Evangelizou o Sul da Rússia e os Balcãs .

Morreu na Grécia (Patras) numa cruz em forma de X.


Vitral na igreja de
Saint André de Sauvetaire de Béarn
(França)


O NATAL para os alunos das nossas escolas parceiras

This is the time of PEACE, TOLERANCE, UNDERSTANDING and FRIENDSHIP. We are a family. This is the time to know each other and accept our differences and our kindness. The Humanity must be good.

Para mais uma visão comparada entre os diversos modos de vivências dos alunos e as famílias das escolas nossas parceiras fizemos três perguntas:
1-O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA OS ALUNOS NO NATAL

2– O QUE SE FAZ NA ESCOLA PARA CELEBRAR O NATAL

3– O QUE AS FAMÍLIAS FAZEM NO NATAL.

Este é o tempo de celebrarmos a PAZ, a TOLERÂNCIA, a COMPREENSÂO e a AMIZADE. É tempo de nos respeitarmos uns aos outros e vivermos o sentimento da família humana. Desde tempos longínquos se celebra o nascimento da LUZ, no solstício de Inverno. Cristo trouxe a Luz para todos os Cristãos, Maomé para os Muçulmanos. Este é tempo de nos descobrirmos e de nos aceitarmos no respeito, na diferença e na bondade. A Humanidade tem que se tornar boa.

Entre os seis países parceiros, aquele que mais atende ao espírito religioso da celebração natalícia é a Grécia. Tem-se muito a consciência da celebração do nascimento de Cristo e só depois em importância vêm as prendas. Aliás, este carácter religioso do povo grego manifesta-se logo na declaração de que a festa mais importante é a Páscoa. Contudo, os gregos também decoram as casas e as ruas, embora sem a exuberância de outros países como a Escócia, Espanha e Portugal .

Os outros países respondem que o mais importante são as prendas, não só para os alunos como para as famílias, dando também muita importância à celebração em família, à decoração e aos pratos tradicionais. A escola Norueguesa leva os alunos à Igreja local no último dia de aulas e fazem aí uma celebração. As salas de aulas são também decoradas com motivos natalícios, aliás como na escola Portuguesa . Esta faz sempre uma festa onde os alunos cantam, dançam e recitam poesias, alusivas ao Natal ou canções mais em moda.

Os alunos escoceses gostam de fazer trabalhos para oferecerem no Natal como cartões e calendários. Costumam algumas pessoas participar nas celebrações litúrgicas à noite, mas confessam que a festa mais importante desta quadra festiva é o Ano Novo, assim como para os Espanhois é o dia dos Reis Magos.

A única escola que festeja com os professores e funcionários é a escola portuguesa. No último dia de avaliações é já tradicional realizar-se um grande almoço natalício para que são também convidados os antigos professores já reformados. É um convívio amigável e divertido desta grande família escolar de docentes e pessoal educativo. Contudo para os alunos, as prendas é o mais importante.


© Escola E.-B. 2-3 de Rio Tinto – Portugal                   A Folha – Dez. 2001